terça-feira, 27 de março de 2012

SISTEMA DIGESTÓRIO

SISTEMA DIGESTÓRIO
RESUMO

O aparelho digestivo ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. Sistema Digestório é constituído pelo tubo digestivo e suas glândulas anexas, sua função é retirar os nutrientes indispensáveis dos alimentos ingeridos, para o desenvolvimento e manutenção do organismo.
Apresenta as seguintes regiões: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
A boca é a abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo, onde o alimento é preparado para a digestão, por meio da mastigação proporcionada pelos dentes e a língua.
A faringe é o canal por onde passa o alimento que se dirige ao esôfago.
O esôfago situa-se entre os pulmões, atrás do coração, é o canal que une a faringe ao estômago, onde o bolo alimentar é empurrado até o estômago, através de contrações musculares.
O estômago é um órgão, em formato de bolsa e dividido em três partes: a cárdia, o corpo (fundo) e o antro. No estômago o alimento é misturado com o suco gástrico que é uma solução rica em ácido clorídrico e enzimas (pepsina e renina).
No intestino delgado a quebra das moléculas alimentares se torna completa e são absorvidas no sistema digestivo para o circulatório e enviadas às células.
As fezes são formadas no intestino grosso, sua mais importante função é reabsorver água, o que determina a consistência do bolo fecal. É dividido em quatro partes: ceco, cólon e o reto e mede cerca de 1,5 cm de comprimento.
O ânus controla a saída das fezes.
O pâncreas que faz parte das glândulas anexas possui 15 cm de comprimento, fabrica enzimas digestivas e secreta os hormônios insulina e glucagon. O pâncreas é o responsável pelo controle dos açucares no organismo.
O fígado é também outra glândula anexa. Armazena glicogênio, ferro, cobre e vitaminas e produz carboidratos a partir de lipídeos ou proteínas e sintetiza o colesterol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário